Sigam-me os bons!!!!!

sábado, 31 de março de 2012

o pequeno GUIcionário - Parte II

Essa postagem estava esquecida e nunca que eu lembrava de publicar.

Não tenho o costume de anotar o que ele tem falado, mas ainda fala bem pouco para uma criança que está prestes a completar 2 anos. Palavra de avó Fono!!! Eu fico toda orgulhosa quando ele fala alguma coisa, como qualquer mãe. hehehehe

A minha mãe não sabe ao certo se o fato dele quase não falar é pura digamos assim 'preguiça' ou por causa de algum impedimento auditivo. O Gui nasceu de parto Anormal via fórceps. Claro que só fui avisada sobre o fórceps depois que já estava dentro de mim. Assim que senti, fiz uma força descomunal pois morria de medo dele ficar com alguma sequela por causa do fórceps. Tenho certeza que o médico não o retirou via fórceps, pois assim que vi o Gui na mão da enfermeira, senti algo duro saindo de mim. Enfim, o féladaputa do G.O. me phodeu. Sua cabeça ao nascer tinha um galo, de tanto que o médico enfiava a mão na minha vagina com força. E por isso a preocupação. Ele fez o teste da orelhinha com 5 dias de vida, deu tudo ok. Marcaremos uma audiometria (ih, agora não sei ao certo se é esse o exame ou outro nome junto desse. kkkk #aloka) e não custa nada realizar o exame. Caso acuse algo, já tivemos nossa primeira sessão com a fono (a avó). Até que ele aceitou numa boa. Ajudei a minha mãe. Ela trabalha com a reorganização neuro funcional. Fez exercícios de reeducação das funções reflexo-vegetativas orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição) Ele respira pela boca, dorme com a cabeça para trás e obviamente com a boca aberta e ronca. Apesar de fazermos uso da homeopatia para isso, o processo é lento... ô se é. E também tem a questão que ele não mastiga direito. As funções orais são consideradas pré-linguísticas e preparam os movimentos da fala articulada. Então tá, né?

“os três primeiros anos de vida são de suma importância para o desenvolvimento integral do homem, pois, nesta fase, a criança é um ser totalmente sensorial e todos os estímulos externos são percebidos com o corpo todo da criança." Rudolf Steiner


Guiii - bem, como ele mesmo se chama!! #hehehe
Coi ui - usado para avisar que vai se jogar na cama, na gente... ou seja, ele vai cair.  'caiu'
Ti-ti-a - como chama a minha irmã
Betchi - como chama a minha tia Beth
Cáquia - como chama a minha tia Kátia.
Matchi - como um bom carioca ele é vidrado num mate gelado.
Patchi - como chama a minha amiga Patricia
Ló-ló-lha - como chama a minha avó Lólia
Cô-cô - toda vez que faz cocô, xixi... ou quando vê que alguém está indo para o banheiro ai ele manda essa na lata: "Cô-cô?!"
Tchi-tchi - usado para avisar quando fez xixi no chão
Uvaaaaá - usado quando ele quer comer uva
Pipiu- pássaros em geral
Aco - Vasco


Imita:

  • cachorro bravo (AU AU) #mas é alto demais
  • cachorrinho  (au au) #ele abaixa o tom da voz kkkkk
  • gato (nhaum) #coisamarfofa
  • dinossauro (uhhhhhhhhraaaaaaauw) #oi?
  • pássaro (piu piu) #qualquer bicho que voa.
  • elefante (pruuuuuuuuuu) #contrai os lábios e assopra. é lindo de ver. fico toda babado, fato.
  • pintinho (pi pi pi piu) #balançando a cabeça como se estivesse ciscando
  • leão  (uhhhhhhhhraaaaaaauw) #o leão dele é 'primo do dinossauro', o som é quase o mesmo só que o ele faz aquele movimento com os braços como se o leão fosse atacar. kkkkkkk
  • macaco (ah ah ah ah ah) #puxando o cabelo e coçando a barriga
  • cavalo (pó tó tó) #minha eguinha pocotó?
  • vaca (muuuuuuuu) #sério, lindo!
  • lobo (aúúúú) #ainnnn
  • galinha (cocóóó) #ai é tão fofo imitando a galinha
  • porco (rram) #juro
  • carro (âm Ãâm) #especialistas juram que o carro dele tem até 20 marchas!!
  • kombi, moto, fusca nem sei imitar, só sei que são imitações diferentes e toda vez que ele imita é para nos avisar que está vendo algum deles.
  • o pai dormindo (rrrrrrrrram) #esse ele inventou sozinho.
  • voz de robô - essa eu nem sei como exemplificar, mas é hilário. a vó fonoaudióloga não acha graça nenhuma, já que ele tem ficado constantemente rouco.


Ai gente, prometo que agora andarei com um caderninho pendurado!!!!

um beijo e um óteeeeeemo sábado.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Dilemas de uma mãe - Parte III

Gentemmmmmmmm, a mamãe está tão feliz!!!! Gui completou 1 mês comendo zilhões de vezes melhor.

De novembro pra cá só aceitava frutas e o mamico. Era uma luta conseguir uma colherada no almoço e na janta então... nenhuma. E essa colherada era de arroz ou macarrão integral! O resto ela dava beijinho e cuspia.

Mas é aquilo, néam... completou 23 meses, a idade vai chegando... entrar na casa dos 2 anos não é fácil!!!! Foi uma fase muito complicada.

Mesmo ele mamicando como o de costume e comendo bastante frutas, eu ficava noiada com a possibilidade de não querer mais comer a comida. Ora, até sair da casa dos meus pais eu era assim. Comia mil besteiras e comida que era bom, neca!

Minha mãe inventava mil maneiras de disfarçar o que eu não gostava, comprava carne vermelha e branca e fazia igual só que bem mais saudável hamburguer e empanado de frango, nada frito e sim grelhado... enfim, eu DEI trabalho. Meu marido sempre me pentelhava pelo fato de não querer comer comida e sim, isso me deixou mal. Primeiramente me culpei muito por ter sido assim. Pensei mesmo. E juntando pelo fato dele mamicar em livre demanda ainda, pronto. Pirei. Sem contar nos pitacos que 'se ele não come, já está na hora do desmame...'

E não. Não está na hora do desmame. Ele ainda quer. E sinceramente não vejo o porque tirar AGORA. Foi uma fase chatinha e agora aos poucos e SEM estresse, ele voltou a comer. Sem precisar desmamar.

Claro que rolou umas adaptações!! hehehehe

Antes, eu dava a comida normal como a nossa. E ele aceitava numa boa. Do jeitinho que estava. Claro, que as carnes eram cortadas em pedaços pequenos, aqui quase não usamos sal, usamos temperos naturais... o feijão que ele não aceitava por nada, nem amassado, nem passado na peneira, nem caldinho NEM nada. Agora, já aceita amassado. Os legumes ele come beeeeeeeeem raladinhos, amassados ele não curte... está amarradão com as carnes(vermelha, frango e peixe). Bem... as verduras é que são elas! Está difícil aceitar. Mas acredito que aos poucos ele vai aceitando mais.

É ou não para ficar com um sorrisão no rosto após cada garfada!!!!!

Rá, mas aí vem a parte digamos assim... engraçada.

Ele só consegue comer bem a NOSSA comida. A que a minha mãe faz, super fresquinha ele NÃO quer. #avópira kkkkkkkkkkkk

admirando a cria ... tirar meleca!


=)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Zoo Rio!

Enquanto a mãe estava ocupada com a amiga resolvendo os últimos preparativos do I Encontro do grupo Gestando Mudanças... o pai resolveu levar o filhão ao Zoo Rio!

Ótimo. Já que o Gui está numa fase total mundo animal!hahahaha

podem entrar!
a beiçola imitando o elefante!


falei pro pai tirar fotos... #semassuntonoblog kkk

lobo

meu ferinha!

onça pintada


leões

estava encantado....

essa é só pra sacanear a minha irmã Mariana!!!

? #nãoseinãofui kkkk

final de expediente é assim... vazio

indo embora!
Gui adorou. Ficou bem animadinho com quase todos os bichinhos que viu. Só rolou um susto básico com a onça. kkkk Pulou no colo do pai.


sexta-feira, 23 de março de 2012

um convite à mudança!!

Gentem!!!

Estou participando de um grupo que tem como principal objetivo informar aos futuros pais sobre  algo que virou tão comum em nossa sociedade. Práticas violentas na hora do parto foram incorporadas em nossa cultura e muitas mulheres acabam achando normal e nem percebem a violência que sofreram. Mas isso não é normal e muito menos aceitável. 


O primeiro passo foi dado. A criação do grupo: Gestando Mudanças - pelo fim da violência obstétrica. O segundo passo será o nosso primeiro encontro. 



Dia 25/03 - 15h na Rua Santos Titara nº 134-Subsolo - Todos os Santos. Rio de Janeiro/RJ


Participem do nosso Grupo no facebook!



Falaremos também de outros temas também muito importantes sobre a maternagem como um todo, mas nosso foco principal é o fim da violência obstétrica. 


:) Depois conto mais!

quinta-feira, 22 de março de 2012

a epopéia dos alimentos - Parte I

Conversei com a PED do Gui e contei que todas as vezes que ele come uva e milho o cocô dele sai com as  cascas das uvasx inteiras e o milho também. Bem, ela explicou que por enquanto é melhor suspendê-los (evitando futuramente apendicite...) enquanto ele não aprende a mastigar direito.

Po, mas ele se amarra nas uvinhas... 

Pensa mamãe, Pensa!

Ará!!

Achei um jeito legal dele não deixar de comê-las... 



Mãos à massa mamãe!!!!

forminhas para que te quero!!!

triturei no mixer

prontinhas para ir ao congelador!
E viva o sorvete!!!!!!!!

Bem... sobre o milho... eu penso depois kkkk

quarta-feira, 21 de março de 2012

o des...fralde - Parte II

Recebi uma dica super bacana da Andrea Fregnani sobre um blog com dicas para tirar a fralda. Gostei bastante do que li.  E percebi que o Gui tem demonstrado alguns dos pontos citados. Não todos. Mas acredito que esteja na hora de iniciar o processo numa boa, sem neuras.

Após ler a postagem com as dicas para o maridão, Gui foi para um canto e ficou lá todo concentradinho. Cocô à vista.

Ao terminar ele avisou.
O pai tirou a fralda cagada e ele ficou peladão-cagadão pela casa.

Enquanto o pai jogava a fralda no lixo, ele sentou no penico. E fez xixi lá.

Que lindo!!! E me chamou. Cheguei e vi o chão todo mijado.

É que ontem antes dele dormir, brincou de guardar os carrinhos no penico. E a cambuquinha móvel não estava no lugar certo...

oi?
Bem, por hora estamos apenas brincando de penico!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

o des...fralde - Parte I

Olha para início de conversa eu não tenho noção de quando ao certo eu devo começar a desfraldar o meu lindão. É sério. Me informo através dos blogues dazamigas, mas cada uma iniciou em distintas épocas.

Não sei se está cedo ou tarde para começar. Só sei que o Gui tem nos mostrado alguns sinais de que está de saco cheio de usar fralda.

Ele está com 1 ano e 10 meses e ainda não foi para a creche/escola então as vezes parece que ele está um pouco digamos assim, 'atrasado' em relação aos amiguinhos. E também nem sei se esses amiguinhos já iniciaram o processo de desfralde, eu apenas sinto que ele está bastante incomodado em usá-las.

Sempre que tem a oportunidade ele arreia as calças e arranca o velcro da fralda numa vontade e fica tão tão tão tão feliz em libertar os balangandãens.

Toda vez que está com os documentos de fora ele avisa que vai fazer xixi. Bem, ele avisa durante o processo. As vezes quando estou perto, consigo com a fralda que ele tirou salvar um pouco do xixi. kkkkk. Ele fala: Cô Cô Mamãe! E eu digo que era xixi... e ele ri. Enfim.

Já em relação ao cocô, ele avisa segundos antes de fazer. Ou seja, ainda de fralda e mesmo se não tivesse, não daria tempo e faria no chão mesmo. Sim, isso já aconteceu. E para a minha sorte ele estava no box indo tomar banho e soltou o barro lá mesmo. kkkkkkkkk

Quando eu ou o Rafael estamos usando o baixinho bocudo ele sempre fala: Cô Cô! Cô Cô! e não sossega enquanto não mostrarmos à ele. Oi?? Ai, levantamos néam e ele fala: Tchau Cô Cô!

Ele ganhou um penico do primo e já coloquei pra jogo.

Ficou encantado com a 'nova cadeirinha' hahahahaha. Levanta a tampa. Abaixa a tampa. #umlord Senta de fralda. Tira a fralda e senta. Faz força mesmo não sendo o horário da caquinha. Levanta. E ao sentar no chão faz aquele xixi. hahahahaha Me mostra e fala: Cô Cô! e voltaocãoarrependido... e lá vai a mãe explicar tudo de novo...

Não quero forçá-lo a nada. Apenas gostaria que esse processo fosse tranquilo e até mesmo divertido.

Alguma dica? Com quanto tempo vcs iniciaram o processo do desfralde?



é assim ó, Mãe?

pensativo e segurando o tchan...
"faço aqui mesmo, ou sento nesse troço??"
kkkkk

sábado, 17 de março de 2012

Manias no mamico - Parte III

Que meu meninão adora aprontar alguma coisa, não é novidade para ninguém. E durante o mamico não poderia ser diferente.

Agora, ele poderia pelo menos mamicar sossegadinho, né? Po, a hora da refeição é sagrada! Não, para ele não.

Toda vez que eu deito para amamentá-lo, rola uma acrobacia básica tipo um giro de 90º, as vezes até um de 360º sem tirar o bico da boca. O menino é sagaz.

Olha só...

mamico ao contrário!
Meus bicows tadinhos... sempre muito utilizados durante o dia ficam sempre bastante sensíveis. O pai que fica néam... néam...

acho que vou comprar essa caneca para ele... 
caneca de teta. kkkkk

... apenas enquanto eu amamento o Gui. kkkkkkkkkkk

#queelenãoleiaessapostagemkkkkkkkk



adesivando

Baixou uma Chris Ferreira em mim hoje!!!

Outro dia observei um amiguinho do Gui brincando de colar adesivos em uma cartolina. Gui chegou no final da brincadeira e percebi que ele ficou amarradão brincando.

Bem, hora perfeita para fazermos juntos: após o jantar. Para ver se o garotin fica mais calmin!

papel a4 e giz de cera

amou os adesivos de bichos


e começou a colar!

ele avistava o bicho que ele conhecia, apontava e imitava.

tão concentradinho, ainnnnnn

Gostou tanto que quis colá-los em outro lugar.


e o elefante foi o escolhido!colou tudo nele.

e volta tudo para o papel.

e de novo para o elefante! 

e para o papel kkkk
Depois de guardar a obra de arte, ele começou a gritar querendo mais. #masnãoeraparaacalmar??

Ok. E lá vamos nós!

agora escolhi um giz de cera laranja.

o mino pirô com a outra cartela


e quis colar todos na minha perna!kkk

e depois no papel!

e rolou aquele mamico. 
Após colarmos, ele quis brincar mais. Apontava para um bicho para eu dizer o nome e ele imitar!

Adorei nossa brincadeira. E ele idem. 

Mermão, amanhã brincaremos com esses adesivos de carros.
 Ai, ele vai amar!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Posso com isso - Parte XVI

Caracoles, todo dia coisas, muitas coisas acontecem por aqui e claro que não poderia deixar de contar... essa série Posso com isso tá que tá!!

Papai de folga = saracutiar em família!

Resolvemos dar um passeio pelo bairro da Urca acompanhados da nossa querida amiga Bel.

Muita fofoca conversa para colocar em dia...

E num determinado momento o Gui ficou incomodado em ficar sentado no meu colo e quis a todo custo ir para o chão. Para tentar acalmá-lo, lembrei que ele AMA imitar alguns animais e fica todo SISI querendo mostrar para qualquer pessoa. Inclusive estou pensando em começar a cobrar cachê quando andamos de ônibus, fila de supermercado...


Eu super empolgada para desfocar a irritação dele, pedi para ele mostrar a Tia Bel como é que o Cachorro faz... e ele deu aquele latido de cachorro brabo! A Bel riu a beça e ele idem. Depois pedi para ele imitar um cachorrinho igual ao da vovó ... e ele deu aquele latido baixinho e xoxo kkkkkkkk Depois imitou um gato, leão, dinossauro, macaco, elefante, lobo, vaca, cavalo, passarinho, galinha... nessa ordem! ele já decorou né kkkkk e acreditem, ele imita o pai roncando dormindo!!!!!

A Tia Bel, danadjenha que só, perguntou à ele como é que o Gui fazia...

Pausa


Se você é aquele tipo de pessoa que tem nojinho de certas coisas, por favor... tá vendo aquela tecla X ali em cima da tela do teu computador? Então, clique lá. Beijos. :)


Despausa


Gente! Sabe como é que o Gui faz?


Ele arrota!


Tipo, lógico que ele arrota. Inclusive ele adora e acha o maior barato. Agora, achei fantástico. Juro. Po, o cachorro faz au au, o gato faz miau, a galinha faz có có, a vaca faz múúúúúúúú... ele também tinha que fazer alguma coisa também, ora!

Eu não esperava por essa!

Ah, vai! Foi engraçado, né???? Bem, a Tia Bel riu litros!!!


#emaleducadoéavovozinha 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Posso com isso - Parte XV

Não esperava postar a continuidade dessa série tão tão tão cedo...

Após um dia bem tranquilo e com a rotina nos eixos (acordamos cedo, Gui comeu morango, brincamos de bola no play, almoçamos, play novamente com nossos amigos Pat e Arthur, voltamos para casa Gui tomou banho pois seu pé estava o ó de sujo, depois ele jantou acompanhando da tal da Galinha Pintadinha#mimataqueeletemcomidodireitinhoaosomdagalinha

Até ai, tudo certinho. Fez umas merdinhas de práxe, mas nada fora do normal. Ao assistir a Galinha, ficamos em frente ao computador, já que o pai estava assistindo tv...

Nisso, eu bobiei e ele conseguiu arrancar uma tecla novamente... ele adora fazer isso. OpAiPiRa!

Depois que ele jantou, eu e maridão fomos para cozinha preparar alguma coisa para comermos...

E O GUILHERME SOZINHO NA SALA.

COMASSEEEEEEEEEEEEEEEEEEM ESQUECEMOS DELE SOZINHO, EU DISSE SOZINHO NA SALA!!!!!!!!!!!!!!!!!


e reinou um silêncio..............................................................................

E ele berra (só para variar um pouquinho #not)

Mamãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee


Eu imediatamente me lembro que tenho um filho danadinho e ao chegar na sala encontro o computador desse jeito.


que implicância com o computador, coitado!!
 O marido quando viu respirou bem, mas bem fundo para não dar aquele megapowerblaster de um belo esporro no Gui.


isso é um porre de montar!!!! 

Enquanto o pai boladão na pracinha foi  para a cozinha
 se tranquilizar,, eu fiquei montando essa porra
 chata e o  Fazmerdinhadaestrela ficou de castigo no sofá.

Eu juro que essa fase pré 2 anos é o bicho!!!!!!! Preciso de força, paciência e sei lá mais o que!

domingo, 11 de março de 2012

Posso com isso?!!! - Parte XV

Aqui funciona assim...

A mãe não pode pensar em piscar que ele inventa alguma coisa para fazer. 

Veloz toda vida esse menino coisamaislindadoMEUmundo em poucos segundos usa toda a sua peraltice aguda mode on ao cubo para usar a cadeira de escada para subir na mesa e tirar tudo de dentro da mochila que a mãe havia arrumado minutos antes. 

Eu estava de costas para ele catando alguns carrinhos para levarmos para a casa da minha mãe e quando viro para guardá-los...

me deparo com essa cena.

Ainnnnnnnnnnnnnn!!!!!
as mãe tudo pira com isso!
estou ficando exausta heim!!!!!

sábado, 10 de março de 2012

Pode sim!! - Parte II

Mas onde é que esse menino está deitado?????

No chão do banco ué!!!
Então quer dizer que ele pode deixar no chão sujo de um local público?
Ué, preferia que não. 
Certo? 
Mas naquele momento, ele foi contrariado e achou uma forma de manifestar a indignação dele, e deitou no chão...

e nadou, rolou, arrastou...

a mãe pirou INTERNAMENTE. #vergonhamodeonaocubo

Sentei ao lado dele. 
Os guardas caíram na gargalhada. 

Ele ficou me olhando sério do tipo: 'que porra é essa mãe? o show é meu!!!'

Resolveu sentar do meu lado, viu que de nada adiantou a birra. Me abraçou. Permaneci na minha.

Levantei com ele no colo. E fomos embora.

Sem chorumelas e escândalos.

Adorei! #not

Ai ai, ele me apronta cada uma que putzgrila!!!!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher - Blogagem Coletiva - Teste da Violência Obstétrica

Certo 8 de março eu precisei ir ao banco pagar algumas contas e enquanto aguardava na fila do caixa, um funcionário com o sorrisão no rosto me entregou uma rosa. Eu simplesmente não aceitei. Ele não entendeu. Já que o 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Ora, uma rosa para outra rosa. Argh!!!!

Nossa, mas quantas mensagens eu recebi ... 'Parabéns às mulheres!',e aquele blábláblá todo... Lógico que no meio desse clichê ridículo não poderia faltar aquele comentário super cafajeste, né? ' Hoje é o dia da mulher... porque os outros 364 dias são do homem...

Precisamos entender uma coisa, o 8 de março é o Dia Internacional de LUTA das mulheres. Em 1910, a socialista Clara Zetkin teve a iniciativa de escolher essa data em relação às 129 trabalhadoras assassinadas na Fábrica Cotton(EUA) em 1857. Em 1917, as mulheres russas também também nessa data saíram as ruas exigindo 'paz, pão e terra'...

 Não queremos flores nesse dia. Não queremos liberação na empresa para ter o dia de spa(cabelo, unha 0800 no trabalho). Não queremos falsas gentilezas.

QUEREMOS igualdade de gênero! QUEREMOS creches em nossos locais de trabalho! QUEREMOS decidir sobre o nosso próprio corpo! QUEREMOS um BASTA À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES! CHEGA DE MACHISMO!

E um ponto que precisa ser muito discutido é sobre O COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA.

Hãm? Como assim?, me perguntou uma conhecida que é obstétra recém formada...

Ora, não sabe? Mas não é só ela, não. Ouço constantemente mulheres relatando que sofreram algum tipo de violência durante e após o parto. Virou algo comum. Essas práticas violentas estão incorporadas à nossa cultura de parto e essas mulheres nem percebem a violência que sofreram, que faz parte, que é assim mesmo. Oi???

Mas que violência é essa?

Citarei alguns exemplos dessa crueldade que passam despercebidos...violência física: Cortar a vagina (episio) sem a devida autorização;  Empurrar a barriga para dar 'aquela' ajudinha para o bebê sair; obrigar a mulher a ficar deitada, ou qualquer outra posição que não seja a desejada pela gestante; o excesso de toques;  obrigam a mulher a fazer a lavagem (enema); rompimento de bolsa...a violência verbal: "Na hora estava gostoso, não teve esse chororô!", "está gritando porque? agora vai chamar a mamãe? (essa frase foi dita especialmente para mim! #vontadedematarocarniceiro), "Você quis parto normal, não foi? Então aguente as concequências!"; cesáreas desnecessárias  entre outras coisas!

Sabe o que parece? Que as cesarianas sem indicação aparente estão para às mulheres de classe média, assim como os partos ditos normais (cheios de intervenções como o meu) são destinados às mulheres de uma classe mais baixa que dependem do hospital público. Será?

Acho que está na hora de mudarmos isso. Eu defendo o direito da mulher decidir o que é melhor para ela e o seu bebê. Sou a favor do parto natural sim, e sei que a cesáriana salva vidas quando bem indicadas. Agora, sou totalmente CONTRA A BANALIZAÇÃO. Estamos vivendo na DITADURA DOS OBSTÉTRAS CESARISTAS. E o pior disso tudo que eles mentem para convencer a mulher. 

Chega de desrespeito a um momento tão especial para as mulheres.


"Para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer" - Michel Odent


Participem do TESTE DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA proposta pela Lígia Moreiras Sena.




Qualquer dúvida, acessem esse link e participem.

P.s. Amanhã postarei sobre o ato que eu e Gui fomos hoje no Largo da Carioca! Aguardem.

domingo, 4 de março de 2012

E vamos à luta!

Eu tenho um amigo(puliça) que sempre comenta comigo que eu adoro um fuzuê, um furdunço! Que não posso ver um grupo manifestando sobre qualquer coisa que eu já estou lá. Digamos que não é bem assim. 

Iniciei minha militância na época da faculdade, em 2004. Atravessei muitas vezes a poça (baia de Guanabara) para estudar. Na época, o valor da tarifa ia aumentar muito, não tanto quanto aumentou hoje (60%) e lembro que o movimento estudantil da UFF organizou um ato em frente à estação das Barcas S/A para esclarecer aos usuários que o aumento era um absurdo. Pois bem. A Uff estava em greve e meus pais achavam um absurdo eu sair do trabalho (no centro do Rio), ir para a faculdade em greve para brincar de 'socialista'. Oi? Nada a ver. Aquele aumento interferia muito no meu bolso. Eu ganhava pouco. Mas não precisava sustentar uma família. Mas e os outros que precisam sustentar suas famílias? Pensar no próximo não faz mal a ninguém.

Só sei que o ato acabou numa pancadaria generalizada. Os seguranças das Barcas S/A largaram o cacetete na gente. Fiquei com o braço ralado e tudo. Paramos na Delegacia de Niterói para dar queixa e o escambau. E meus pais me ligando preocupados com o horário e eu lá na delegacia. #mimatamãe!

2012 mais um aumento. De R$2,80 para R$4,50 direto, sem vaselina!! É um assalto! E o povo se organizou. Aconteceram 2 atos no dia 1º de março. O dia da nossa querida cidade Maravilhosa. Achei um máximo terem marcado na data. Enfim, pela manhã o ato foi na estação Araribóia em Niterói e na parte da tarde na estação Praça XV no Rio.

o povo aguardando liberação para poderem entrar na barca.
detalhe: mó galera vai em pé!!!!
sem contar o calor duzinfernos... 4,50 nem um ar condicionado...
Oi???

filas gigantescas para comprar o bilhete e
para passar pela catraca todo dia... o povo está cansado!

é bizarro!
E lá foi a família Brício Joaquim de Farias mais uma vez participar.

Chegando no ato na praça XV!
mostrando o carrinho! Oi?

Slingando com a mamãe, claro!
Foto: Luiz Fernando Nabuco
Era fofo vê-lo pulando dentro do sling todo animado com as músicas do protesto! Isso mesmo meu filho!!! #pracimadeles!
Ah há! Super Gui contra esse assalto!!!
Foto: Luiz Fernando Nabuco

assim não dá, né?

Cabral e sua corja mexeram com quem estava quieto...
Agora a parada vai ficar séria!



Dia 5 de março teremos outra manifestação. 7h da matina na Estação Araribóia em Niterói.