Sigam-me os bons!!!!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

o pequeno GUIcionário - Parte I


O pequeno GUIcionário? É sim, ainda pequenino. Mas em processo de constante mudança.

Gui sempre se mostrou um bebê bem desenvolvido; virou-rolou-rastajou-sentou-engatinhou-andou um pouco antes do digamos assim, normal.

Rolou um ensaio de Mã mã, Pá pá, Bó bó e Bô bô lá por volta do 10º mês.

Depois, ele permaneceu nessa e não saía mais nada.

O povo vive me perguntando porque ele não fala, se eu já o levei à fono...

Hoje ele está com 1 ano e 7 meses e percebo que ele não fala muita coisa. Claro que estou comparando com os bebês conhecidos. Mas é apenas uma comparação sadia. Não o forço a nada. O estimulo e sei que ele vai disparar a falar assim que ele estiver pronto. Eu e Rafael conseguimos entender na maioria das vezes o que ele quer.


Olha o que ele anda falando... é hilário muitas vezes!

  • Mãmãe - usado durante muito tempo para quase tudo, hoje apenas quando quer algo da mãe
  • Aiiiiiin mã mãeeeee - usado quando se machuca e fica arrasado
  • Papái - usado para chamar o pai
  • Papáê - usado quando o pai não olha imediatamente
  • Uóuó - usado para chamar as avós, ou qualquer outra pessoa segundo ele velhinha Hahahaha
  • Uôuô - também usado para chamar o avó, ou qualquer outra pessoa segundo ele velhinho.
  • Nããão - usado para negar algo e ao mesmo tempo para aceitar. Exemplo: Filho vamos tomar banho? Nããão (e nega com a cabeça). Filho, quer frutinha? Nããão (e abre mó bocão).
  • Aiiiin nããão - usado quando alguma coisa sai errada. Por exemplo se ele deixa algum brinquedo cair no chão.
  • Aaah Táá! - usado para afirmar de vez em quando... (quando não usa o Nããão)
  • ABôôô? - usado quando frustado pergunta se acabou.
  • Tchau Tchau!! - usado quando está indo embora, quando quer, quando acha que vai ou quando alguém está indo.
  • Au au - usado para denominar cachorros e qualquer outro bicho de 4 patas.
  • Nenêim - usado para denominar qualquer bebê e criança até 6 anos.
  • Mó mó mó mó mó -usado desesperadamente quando avista alguma motocicleta e só para com o Mó mó mó quando eu digo ih filho, a moto!.
  • Pom - usado desesperadamente quando avista algum pombo.
  • Ból - usado quando vai arremessar a bola.
  • tã dã - usado quando brinca de se esconder e ao aparecer ele fala tã dã
  • Mãmãemamá - usado tudo junto mesmo quando delicadamente quer mamicar
  • Quépei - usado naquele estilo venhacáminhanega e já chega tirando tudo que o impede de mamicar e pede peito. oi? pra que pedir?? kkk
  • Dá! - usado para pedir algo 
  • Dá dá! - usado quando quer mais
  • Uouuuuuuu - usado quando grita gol
  • Uáuô - usado quando chega até a varanda com os braços levantados olhando para a bandeira do Vasco. #MIMATADEORGULHO
Não estou lembrando de mais nada. 

Coisinhamarlindadamamãeeeeee!!

13 comentários:

  1. kkkkk
    Essa é mesmo a fase mais divertida!
    Mas não encana não, Letícia também demorou a sair do mamama que elausava pra tudo e de uma hora pra outra desandou a falar.
    Tenho um sobrinho que aos 2 anos e meio só dizia bó (vó) e mã (mãe). Todo mundo botava o maior terror na minha cunhada, dizendo que ele "tinha algum problema", mas ele só guardou as palavras para soltá-las todas de uma só vez. Quando começou a falar, até assustou de tanto que falava!

    E, cá pra nós, eles falando mamãe já é a glória!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah Beca, ele já fala coisa pra caramba e na boa cada um tem um ritmo proprio. aqui por ex. o HL já tem 5 e meio e ainda fala paLa, QueLo.... a nine fala tudo com perfeição. a propaganda da Oi certamente foi inspirada nela.

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu nem encano não! Também acho que ele daqui a pouco sairá falando que nem uma matraca sem freio kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Gente!!! Como o Gui tá com uma cara de grandão!!!! hehehe

    A Lara também está só esboçando algumas palavras, sílabas, e às vezes repete algo que falamos. Uma vez pra nunca mais! hahaha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. É lindo e fofo demais...
    Davi esta começano a falar agora com 2 anos e meio...
    Então relaxa...
    Mas ja esta falando muita coisa....
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei esse Guicionário, fofo demais, minha sobrinha tagarela de quase 4 anos, demorou muito pra falar, só desencantou depois dos 2 anos, agora ninguém aguenta tanta falação hihihi cada um no seu tempo, é bom comparar sim, pois sempre achamso caso igual ou parecido e é tudo normal, se não achamos, procuramos ajuda né ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  7. oi lindona, nossa como o Gui ta lindo e enorme hein, ta um fofo...

    Eu não concordo com esse povo que diz que o Gui não fala, nossa ele fala sim, olha o "guidicionario" dele, é bem amplo, cada criança é de um jeito, outros falam mais rapido outros mais devagar...sobre a fala eu sei bem, olha que estou passando com a Mariana, mas tenho fé de que ela vai melhorar, a fono me deu uma luz, diz que antes dos 5 anos ela já vai estar falando com a gente, hoje ela esta com 3 anos, e eu fiquei muito feliz com essa noticia...então continue assim interagindo bastante com ele e tire-o da tv....

    beijocas nos dois!

    ResponderExcluir
  8. Lindo, lindo mesmo!! Imagino o seu orgulho! Ah que delicia de dicionario! Amei o il il il ferias no Brasil q vc postou no meu blog!!! Ca\lma q chega la ;) Bjos a vcs meus queridos!!!

    ResponderExcluir
  9. áh que fofo esse gui.... fase maravilhosa deve ser... eu curto a minha pequena com 11 meses (quase 1 ano, semana que vem), mas tbm fico pensando como vai ser a voz dela, os jeitinhos e tal. O bom de ler o dicionário do gui é que dá para praticamente vê-lo fazendo e falando tudo isso. Parece que o conheço, de tão real que ficou.

    Beijos, Beca, e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o guicionario.....kkkk me matei de rir aqui.....figuraça esse Gui.......fofo demais!!!

    ResponderExcluir
  11. muito gostoso!!!!!!!!!!!!! ele é lindo!!! eu desisti de anotar do David porque ele fala demais, fala muita coisa e cada dia uma novidade. é bom demais acompanhar isso beca, nossos presentes!!! e desencaa disso aí que ele tá muito bem viu? bjs!!

    ResponderExcluir
  12. Ah, amei o título da postagem!!

    Guicionário foi hilário amiga, só vc mesmo!!!!!


    e ele daqui a pouco falará tanto que vc pedirá um pouco de silêncio kkkkk

    um beijão, Denise

    ResponderExcluir
  13. Beca!!!!!!!!

    Voltei!! kk

    Ah, o povo fala demais, o Léo era igualzinho, mas às vésperas dos 2 aninhos disparou a falar... vc tá certa, relax!

    Big bjo

    ResponderExcluir

Comenta vaaai, que eu gostchio!!!