Sigam-me os bons!!!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

a procura da escola certa...

Hoje resolvi visitar uma escola aqui perto de casa que sempre foi muito elogiada por todo mundo (meus amigos, né). Meu primo que hoje tem 29 anos, estudou quando pequenino e minha tia também sempre falou muito bem. Adorei logo de cara.

Quando ainda morávamos no bairro da Tijuca, onde em cada esquina tem uma escola, o nosso pensamento sempre foi colocá-lo em uma instituição que respeitasse em primeiro lugar o aluno e não o sistema. Então todas essas escolas que eram super mega power voltadas exclusivamente para o vestibular eram cartas fora do baralho. Uma que sempre despertou nosso interesse até porque temos vários filhos de amigos que estudam é a Oga Mitá, primeiro por ser a melhor da redondeza e em segundo por ser bem perto de casa. Pensávamos... MESMO com o preço de doer o bolso. #aiaiai #uiui

Pois bem, entramos naquele processo todo de mudança e uma coisa me deixava muito bolada.... porque dependendo do bairro que nós iamos morar, será que teria uma escola decente??? Nessa fase inicial não tem como colocar em qualquer escolinha tipo a do "Seu Zé das Couve" da vida, pelo contrário, essa é a fase mais importante então temos que escolher muito bem.

 Nos recusamos a matriculá-lo em alguma escola religiosa. Queremos uma laica.

Nos mudamos para um lugar abarrotado de escolas também. Aqui no bairro do Méier, que não é Madureira não, MAS "TEM TUDO"#Piadinha interna pra quem é caRIOca tudo que é tipo... e vou te contar que eu simplesmente ADOREI a que visitamos hoje, a Aldeia Montessori que infelizmente não tem vaga para o próximo ano, mas como ainda não decidimos onde e nem quando iremos colocar o Gui na escola, valeu a visita.

Eu pelo menos estou em dúvida em relação à duas linhas pedagógicas. A Montessori e a Waldorf. Quando eu cursava a faculdade de Pedagogia lá na UFF, sempre que rolava trabalho de campo com o tema livre eu batia lá na porta do Jardim Escola Michaelis já que na época minha irmãzinha estudava lá e as portas sempre foram abertas com muito carinho para mim. E a cada visita eu ficava mais e mais encantada com a filosofia. E dava a maior força pela escolha que a minha mãe tinha feito. Morria de vontade de trabalhar lá quando eu terminasse a faculdade... mas por uma desilusão com o curso ... acabei abandonando...

Se QUERER fosse PODER, Gui estaria matriculado no Jardim Escola Michaelis sem sombra de dúvidas. Mas, a escola fica lá na Zona Sul no bairro de Botafogo e infelizmente é inviável aturar o trânsito de horas, sem contar que para o Gui poder frequentar a escola que fosse eu teria que trabalhar e quem iria buscá-lo????  Não conheço nenhum Severino que pudesse fazer isso por nós!!!! No máximo teria que ser num bairro próximo, até mesmo na Tijuca estaria valendo...

........

Ok, lá no Michaelis não dá para ele estudar por ser muito longe...
Ok, na melhor proposta pedagógica aqui no bairro já não tem vaga para o próximo ano...

e ae José??? Posso com isso??????

Alguém tem alguma dica/opinião/pitaco...

Beijos e boa noite

6 comentários:

  1. Well, well, aqui com Alice nos seus quase 15 meses escola tb é preocupação, mas decidimos colocá-la com 2 anos e meio (ela é de agosto) antes dela nascer nossos planos eram para que ela fosse com 3 anos (que tb é o que o pediatra dela e alguns artigos que li dizem ser a melhor idade) ou seja, se vc partir pra colocar o Gui no outro ano, dá pra cosneguir vaga na escola que vcs acharem melhor para esse loiro fofo demais ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Poxa, nem posso porque não conheço...
    Mas segue o coração de mãe que sempre da certo rs...
    Espero que consiga escolher a escolinha...
    Boa sorte!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, realmente acho de suma importância essa fase inicial e concordo com vocês em relação a escolher a escola certa.

    Mas qual é a certa né??? É difícil paca! Eu conheci o método waldorf lá em são paulo e realmente é apaixonante, quando nos mudamos para o Rio, conheci a Aldeia e minhas filhas estudaram por 3 anos, mas acabei tirando por motivo de mudança de cidade de novo.

    mas é uma longa caminhada!

    beijokas, Denise

    ResponderExcluir
  4. Beca,
    desejo sorte, não estou nem perto da escolha da escola do Antônio,mas gosto da proposta de Waldorf.
    Penso em ir dando meu jeito até ele ter uns 3,4 anos aí sim colocarei na escolinha!
    Espero que alguém te ajude!
    Beijossss
    GUI ESTÁ A COISA MAIS FOFA E LINDA COMO SEMPRE!

    ResponderExcluir
  5. Rebeca, do meier, conheço mais escolas ja com segundo grau, onde foi o meu contato, os meus amigos daí, posso até procurar saber com velhos amigos, mas uma escola que sempre foi muito bem falada, inclusive o junior e a madrinha da giovanna estudaram lá, mas não sei nada da metodologia, filosofia e forma de trabalho, eh o metropolitano. de repente, de uma olhada, o maximo que pode acontecer eh vc nao descartar e saber que pelo menos lá, vc não vai por o seu filho.

    ResponderExcluir
  6. Complicadinho essa questão de escola para os filhos.. realmente!

    Mas ó... minha opinião é a seguinte, faz uma reserva para o outro ano, na escola que tu gostou.. e pede para ficar na fila de espera, vai que alguém desiste, se muda, ou sei lá.. e abre uma vaga logo!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Comenta vaaai, que eu gostchio!!!