Sigam-me os bons!!!!!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Ligar"!

Olha gente, como é árduo o fardo da MULHER na sociedade, mesmo hoje em dia na era da informação.

Somos bombardeadas por todos os setores da sociedade por ene assuntos, e ainda por cima ainda nem temos direito de decidir sobre nosso próprio corpo.

A religião discrimina o uso da camisinha, e o sexo só deverá ser feito para procriar, aborto então nem pensar.

E na minha última consulta com 39 semanas de gestação com o Ginecologista Obstetra (aquele suuuuper médico que me mandou pastar e procurar um hospital da rede pública já que eu queria parto normal, lembrou?), eu estava na sala de espera aguardando ser chamada e fiquei batendo papo com as outras gestantes e ouvi suas histórias e uma das futuras mamães comentou que queria muito que o parto dela fosse normal, mas como ela ia realizar a laqueadura de trompas não poderia ter parto normal pois aproveitaria a cirurgia da cesariana para fazer a laqueadura, até porque era a 2ªgravidez e ela não queria mais engravidar e voltar para o hospital para uma outra cirurgia.

E não sei por cargas d'água não acreditei na explicação dela, sei lá, achei que era balela do tal doutorzinho para ter mais uma paciente desistindo de ter o parto normal. Hunf, que ridículo!!!

Fiquei um pouco cabrêra com aquela versão e fui fuxicar um pouco, mas ainda não estou satisfeita.

A laqueadura de trompas nada mais é do que uma cirurgia simples para evitar a gravidez usado como método anticoncepcional permanente e irreversível(difícil recuperar a capacidade de ter filhos).

A foto acima nos mostra que as duas trompas foram cortadas e amarradas, ou fechadas com grampos ou anéis que impedem que os espermatozóides se encontrem com o óvulo.

Pode ser realizada por diferentes técnicas cirúrgicas. É necessário usar anestesia, que pode ser geral ou local, e a mulher pode ficar internada, de algumas horas até um ou dois dias.

Mesmo sendo uma operação simples, tem riscos e pode apresentar problemas como qualquer outra cirurgia.

*Lei do Planejamento Familiar só permite realizar nas seguintes condições:
1. Em mulheres com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade, ou pelo menos com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.
2. Nos casos em que há risco de vida para mulher ou riscos para a saúde da mulher ou do futuro bebê.
A Lei do Planejamento Familiar proíbe a realização da ligadura de trompas durante o período de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade. Esses momentos não são os mais adequados para a realização dessa cirurgia.
A ligadura de trompas não diminui o prazer sexual da mulher.
Lembre-se que fazer uma cesariana para realizar ligadura de trompas é contra a lei e é um risco desnecessário à sua saúde.


Ou seja, se você está satisfeita com seu único filho e ou não tem condições de ter outro, só poderá realizar se tiver mais de 25 anos ou no mínimo com 2 filhos vivos.

Ah, mas pelas informações que eu obtive muitas mulheres realizaram essa cirurgia logo após o parto cesária, mas não é contra lei?!! Agora, eu estava certa em desconfiar, né?

E o pior que é sempre a mesma ladainha essa explicação de que o médico só realizará a laqueadura se o parto for cesária.

Ai que saco! Não podemos nem decidir o que é melhor para nós. Temos que seguir uma lei que impõe idade, nº mínimo de filho ou algo grave para não termos mais filhos!!

Ah, a mãe de uma amiga contou que após o 3º parto normal ela fez a laqueadura através de um corte no umbigo(laparoscopia) e que a recuperação foi super rápida e quase nem dá para perceber a cicatriz, além de oferecer menor risco para a saúde. Mas será que a laparoscopia pode ser feita após o parto normal?

Alguém teria mais informações?!!!

bjss:)

*http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_direitos_sexuais_2006.pdf

5 comentários:

  1. Rebeca acho que não há problema nenhum em fazer laqueadura depois de parto normal. Eu tive 3 partos normais e tive que fazer uma laparoscopia para retirar as trompas e foi tudo muito fácil, então calculo que para ligamento é mais fácil ainda. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, cheguei no seu blog agora mas já estou seguindo! Sobre a ligadura(ou laqueadura) agora ela pode ser feita por vídeo e sem cortes. Pelo que sei pode ser feita pela via intravaginal, por vídeo. Ou seja, mais uma desculpa furada pra desne'cesárea'!

    Beijos
    Amanda
    http://para-gabriela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olha, comigo foi assim mesmo.
    O meu obstétra veio com esse papo de que a minha segunda filha teria que nascer de parto cesária pois já que eu queria ligar, teria que ser assim, na época eu acatei pq não sabia de nada. Vou até perguntar a ele o pq daquilo.

    um bjão, Laura

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que por lei é proibido a laqueadura após a cesária.

    Denise.

    ResponderExcluir
  5. Bom se é proibido ou não eu ão sei só sei que fiz depois da cesárea , particular pq o plano não cobre por conta da minha idade.blé! então eu paguei a vista para o médico e a taxa do hospital. revolta total

    ResponderExcluir

Comenta vaaai, que eu gostchio!!!