Sigam-me os bons!!!!!

terça-feira, 24 de abril de 2012

e o fantasma sempre volta

Daqui a pouco o Gui completará dois aninhos.
Dois!!!
E nossa. Como passou rápido.

Nunca me imaginei mãe, é sério. Muito menos super-mega-power empolgada com assuntos relacionados à maternagem! O bichinho da maternidade me mordeu de jeito. 

Ok. Sou outra. Muito mais informada e crítica do que durante a gravidez.

Mas a nuvem carregada que me acompanhou durante o parto ainda me perturba. E toda vez que eu falo sobre aquele momento, de uma certa maneira sai como um desabafo e alivia, como se a ferida estivesse cicatrizando, mas o sentimento não some. A violência que sofri deixou marcas profundas. Não sei se conseguirei superar o trauma que passei.  Só o tempo? Quem sabe. Tomara.  

Tento constantemente entender os motivos que levam alguns profissionais da saúde a agirem com tanta violência contra as mulheres na hora do parto. Desumano demais. E muitas vezes ao tentar dormir, acabo não conseguindo, como se o filme do meu parto estivesse passando pelos meus olhos, a voz do obstétra ainda me dá medo. Não lembro do nome dele, só da voz. Por mais que não consiga me conformar com o que vivi, fico muito mais triste pois sei que muitas outras mulheres estão vivenciando essa experiência terrível. De alguma forma quero ajudar a mudar essa situação. Seja de boca em boca informando cada gestante que eu conheço da situação obstétrica que a saúde pública do nosso país se encontra, grupos  virtuais, de carne e osso ou de qualquer outra forma. Tenho certeza que isso vai me ajudar a superar...

3 comentários:

  1. É querida essa vivencia não esquece...
    Mas quando ajudamos outras pessoas, informando e tudo mais, é um alivio...
    Vc supera mesmo....
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amigãã, muito triste mesmo!!Como podem ser capazes de estragar um momento tão mágico e único!!Um momento em que a mulher precisa de conforto e aconchego!!!Amiga, minha hora vai chegar e tenho medo de tb passar por isso!!Afinal, hj temos mais profissionais estúpidos do que nunca!!!
    bjs Fernanda Pardal

    ResponderExcluir
  3. Você é muito corajosa de expor tudo o que passou.
    Hoje a violência obstétrica é muito comum nesse nosso país, tema de muitos debates, pesquisas, mas infelizmente ainda distante de ser melhorado, humanizado.
    O tempo nos ajuda a amenizar o desconforto e superar os medos. Sei como esse momento marca nossa história.
    Parabéns pelo blog, pelo lindão.
    beijo.
    Tatiane

    ResponderExcluir

Comenta vaaai, que eu gostchio!!!