Sigam-me os bons!!!!!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Não se cale!


Quem acompanha o blog desde o início sabe que eu fui vítima de violência obstétrica. Só tenho lembranças bizarras do meu parto e apesar de ter sofrido muito, não me arrependo nem um pouco de ter tomado a decisão de ter enfrentado o ginecologista obstétra picareta que tentou me levar para uma cesariana desnecessária e ter batido a porta do consultório e ter tido meu parto Anormal no hospital universitário da Uni-Rio.

É, entrei para as estatísticas das que sofreram violência obstétrica. Não sei o que teria sido pior.

Enfim, um grupo maravilhoso criou o documentário coletando depoimentos de várias mulheres que sofreram violência no parto e eu inclusive tentei várias vezes enviar o meu depoimento mas me faltou coragem. Primeiro que mal conseguia falar, só chorava. Eu não sei o que aconteceu comigo. Me calei, mas ainda bem que várias não se calaram.

O link para assistir é esse: http://www.youtube.com/watch?v=eg0uvonF25M

Infelizmente o machismo está tão enraizado que nem aquelas que optam por gerar o bebê tem direito a um parto com respeito. O parto deixou de ser um evento protagonizado pela mulher, os obstétras, esses se tornaram os grandes protagonistas, ou melhor, os donos dos partos.
Seja no hospital público com o show de partos Anormais repletos maus tratos (gestantes sem acompanhante durante o trabalho de parto e parto e temos uma lei garantindo esse direito; sem poder comer absolutamente nada por horas; enema sem autorização, episiotomia sem necessidade, toques vaginais várias vezes sem necessidade e muitas vezes por vários profissionais, agressão verbal, humilhações, falta de privacidade, piadinhas sobre qualquer condição da mulher ...) como no privado onde cesarianas DESnecessárias são realizadas(aqui no RJ alguns hospitais com o índice de cesárias mais de 90%)sem a vontade da paciente alegadas sob mitos(mamãezinha, você não tem dilatação; o cordão umbilical está enrolado no pescoço do seu bebê...) que não são evidenciados cientificamente... 
Está tudo errado. Precisamos dar um basta nisso. O parto é da mulher.
Há também uma campanha de mapeamento de abuso ocorrido no parto. Dessa vez eu consegui relatar. Se vocês puderem compartilhar com os seus contatos. O link do site é esse: https://violenciaobstetrica.crowdmap.com/


Denuncie! Não se cale! 


Marcha do Parto em Casa! Junho de 2012

12 comentários:

  1. Asmigam,
    Acho muito digno da sua parte se preocupar com um problema que você já passou e muitas no seu lugar fariam de tudo pra esquecer. Imagino como dói toda vez que se lembra, mas pelo que te conheço sei que esse é um mal necessário para conscientizar pessoas que, como eu, não faziam noção do que se passa...Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Behbel sua linda, até vc engravidar já terei meu diploma de doula e vc vai parir toda linda!!

      Excluir
  2. Poxa amiga, quando lembro do relato do teu parto tenho tanto medo de encarar um SUS da vida. Estou planejando um PD porque GO de plano não vai rolar. Morro de medo de acabar em uma cirurgia, não entendo como o povo aceita assim na maior, cirurgia só em último caso. E como você já me contou várias vezes, a dor depende muito de cada caso. Vc sofreu horrores pois estava em péssimas condições, mas lógico que se vc pudesse ter tomado um banho quente, recebido massagem, seu companheiro ou quem vc quisesse tivesse ao seu lado, comido alguma coisa... tudo teria sido diferente. Eu super mega power te admiro e vc sabe disso. Obrigada por me encher de textos da Melania Amorim, ela é fantástica. Estou cada dia mais empenhada em parir em casa. Entrei em contato com uma doula aqui da minha cidade e olha que ainda nem engravidei. Mesmo assim, obrigada por compartilhar a sua dor e a sua luta.
    Vou compartilhar a tua postagem no meu email e vamos à luta.
    Um super beijo da sua amiga virtual, Daniela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, que bom ter te ajudo de alguma forma. A informação é primordial. Um super beijo e quando engravidar, me conte tudo.

      Excluir
  3. eu escolhi parto cesarea
    tive q trocar de médico 5 vezes para ter minha vontade acatada
    acho q a mulher deveria ter o direito de escolher o parto q quer,des de q sua escolha não ponha em risco a vida do bb.
    morria de medo de parto normal pq já ouvi vários casos de mães adolescentes q vão ganhar seus bbs e os médicos as deixam sofrendo de propósito e ainda fala na cara da mãe,então se tentasse normal teria q ir para a maternidade mais próxima e a maternidade mais próxima é pública conhecia como açougue,várias mãe falam muitíssimo mal de lá,e a maternidade q escolhi fica a quase uma hora daqui se for de carro,então por segurança optei pelo parto cesarea,sendo q tinha td para PN ,inclusive dilatação,com 36 semanas já tinha 2cm.minha colega não tinha convênio ganhou neném 20 dias antes de mim,na maternidade conhecia como açougue,deixaram a bb dela passar da hora de nascer,a bb ficou quase um mês internada devido as complicações,como falta de oxigênio no cérebro.
    vou ver seu vídeo
    http://diariodaprincesaalice.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também acredito que a mulher deva ter o direito de optar, mas sabemos que a cesária é um opção caso haja algo de errado. O parto normal não é esse show de horror, a nossa realidade é essa, maus tratos e pouco caso com a vida da mulher E do bebê. Mas isso está errado.

      Excluir
    2. Concordo! Acho que a mulher tem o direito de escolher o parto que quer, que se sente segura!
      Também optei pela cesarea! Foi minha opção e temos que ser respeitadas por isso.
      Assim como aquela que escolhe o parto vaginal também tem que ser respeitada, tem que ter seu direito respeitado!
      Acho um absurdo impor pela cesarea ou impor pelo parto vaginal. Já escrevi sobre isso!
      Ninguém é mais ou menos mãe pelo tipo de parto...Mas o que vemos hoje são atividades extremistas de ambas as partes. O que é triste demais!
      Devemos defender nosso direito de mãe, de escolher como queremos ter nossos filhos!
      bjos

      Excluir
    3. Esse papo de 'menas main' (menos mãe) não existe. Conheço trocentas ativistas do parto humanizado e todas acham ridículo esse papo de menos mãe. Não existe isso em nosso meio. A via de parto não é indicativo nenhum de que a mãe será A super mãe, ou a mãe de merda. Conheço mães maravilhosas que optaram pela cesária (eletiva), ou que caíram no conto do vigário.

      Esse papo é mó furada.

      Excluir
  4. Tbm fechei a porta na cara da GO cesarista e pari no SUS. Foi melhor do que eu esperava, mesmo tendo sofrido sorinho, episio e Kristeller sem necessidade.
    Hoje eu sou doula, por paixão, por idealismo!
    E tenho esperanças que num futuro não muito distante, mulheres sejam protagonistas de seus partos e GOs sejam meros coadjuvantes nesse processo.

    Parabéns pela iniciativa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que vc é doula??? estou doidaaaa para fazer um curso também. recebo muitos emails pedindo ajuda e vou encaminhando tudo para as doulas que conheço. Vc é de qual cidade?? Beijossssssss e nossa luta é árdua.

      Excluir
  5. o link não abriu Beca!
    quem sabe lendo o seu relato tenho coragem de escrever os meus..
    Eu tenho todas as histórias, cesárias desnecesárias, necessárias (?), abuso obstétrico, eita nós!!
    A iniciativa tem que ser divulgada mesmo!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, vou ver o que deu errado. obrigada pelo toque.

      Poxa, faça seus relatos sim. Serão importantes para a nossa luta.

      Um super beijo

      Excluir

Comenta vaaai, que eu gostchio!!!